CIP BRASIL Intercâmbio para estudos de idiomas

Cip Study Abroad

Visão geral do sistema Express Entry

Os sorteios do Express Entry são parte integrante do sistema de imigração do Canadá, determinando quais candidatos recebem convites para solicitar residência permanente. É um modelo baseado em pontos usado pelo governo canadense para gerenciar as solicitações de três programas federais de imigração econômica:

  1. Federal Skilled Worker Program (FSWP)
  2. Federal Skilled Trades Program (FSTP)
  3. Canadian Experience Class (CEC)
 
Os candidatos criam um perfil on-line e são incluídos no pool do Express Entry, onde são classificados com base em uma pontuação do Comprehensive Ranking System (CRS).
 
Comprehensive Ranking System (CRS)
O CRS é um sistema baseado em pontos usado para avaliar e classificar os candidatos no pool do Express Entry. Os pontos são concedidos com base em fatores como:
 
  1. Idade
  2. Formação Educacional
  3. Proficiência no idioma inglês
  4. Experiência profissional (no Canadá e no exterior)
  5. Fatores de cônjuge ou parceiro de união estável
  6. Pontos adicionais para educação canadense, uma oferta de emprego válida, nomeação provincial ou habilidades no idioma francês.
 
Como funcionam os sorteios do Express Entry
  1. Sorteios regulares

    • O governo canadense realiza sorteios regulares do Express Entry, geralmente a cada duas semanas, para convidar os candidatos a se candidatarem à residência permanente.
    • Em cada sorteio, é definida uma pontuação mínima do CRS e os candidatos com pontuação igual ou superior a esse limite recebem um convite ou Invitation to Apply (ITA).
    • O número de ITAs emitidos em cada sorteio varia de acordo com as metas de imigração e as necessidades do mercado de trabalho.
  2. Pontuação de corte do CRS

    • A pontuação de corte do CRS é determinada pelo número de ITAs que o governo planeja emitir e pela distribuição das pontuações do CRS no pool.
    • Se a pontuação de corte do CRS for menor do que a pontuação de um candidato, ele receberá uma ITA.

  3. Regra de desempate

    • Nos casos em que vários candidatos têm a mesma pontuação no CRS, uma regra de desempate é aplicada com base na data e hora em que o candidato enviou seu perfil do Express Entry.
    • Os candidatos que enviaram seus perfis mais cedo são priorizados.

  4. Sorteios direcionados (Targeted)

    • Ocasionalmente, o governo realiza sorteios direcionados para programas, ocupações ou categorias específicas, como o Federal Skilled Trades Program (FSTP) ou o Provincial Nominee Programs (PNPs).
    • Esses sorteios podem ter diferentes requisitos de pontuação no CRS e são projetados para atender a necessidades específicas do mercado de trabalho.

  5. Sorteios do Programa Provincial de Nomeação (PNP)
    • As províncias e os territórios podem indicar candidatos do pool do Express Entry por meio de seus PNPs, acrescentando 600 pontos à pontuação do CRS do candidato.

    • Os candidatos com uma indicação provincial têm quase garantida uma ITA no próximo sorteio devido ao aumento significativo em sua pontuação no CRS.


Se quiser entender melhor o processo, agende uma reunião com a nossa equipe. Nossa assessoria inicial é gratuita!